Templo prometido por padre Cícero é apontado como a 'igreja do fim do mundo'; entenda

  • 10/03/2024
  • 0 Comentário(s)

Templo prometido por padre Cícero é apontado como a 'igreja do fim do mundo'; entenda

Na cidade de Juazeiro do Norte, a meca do sertão nordestino, terra de padre Cícero, tinha uma igreja que parecia impossível construir. A obra começou em 1890, foi interrompida diversas vezes, demolida, retomada e sua construção se arrastou por décadas até ser parcialmente inaugurada em 2024. Tamanha dificuldade fez com que corresse entre os fiéis uma lenda: de que quando a igreja ficasse pronta, o mundo acabaria.

O poeta João Quinto Sobrinho, conhecido como Cristo Rei, resumiu a lenda popular que corre acerca da igreja do fim do mundo: “Depois que a Igreja estiver terminada, no chão da chapada como a ordem veio, segundo o decreto da Santa Natura, o mundo só dura três anos e meio”.

A famosa igreja era um sonho de Cícero. A ideia é que fosse construída no alto da Colina do Horto, onde hoje está a estátua do "padim". A obra, pensada inicialmente como uma capela, aos poucos foi crescendo, até chegar a um projeto grandioso de ser um dos maiores templos do Nordeste, com 12 torres e 12 sinos, que, quando ressoassem juntos, fariam seu som chegar até ao mar.

A obra iniciada por Cícero Romão Batista nunca avançou, e a igreja tampouco ficou pronta. Foram tantas décadas de entraves que a novela da construção ganhou contornos de fantástico.

“Na oralidade, os romeiros começam a dizer que aquela igreja ela não foi concluída e ela não pode ser concluída porque ela é a igreja do fim do mundo. Se um dia ela for concluída, o mundo vai se acabar”, explica a historiadora Fátima Pinho, professora da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Para muitos, a igreja só seria concluída quando Jesus voltasse. Este enredo que relaciona a igreja ao fim do mundo faz parte de uma longa tradição da oralidade no Cariri, que coloca o Horto no centro de acontecimentos que vão desde inundações até o Apocalipse.

No dia 3 de fevereiro de 2024, mais de 130 anos depois, foi realizada a cerimônia de dedicação - uma espécie de abertura oficial - da igreja do Horto: a Igreja do Bom Jesus do Horto, e não a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, como queria o 'padim'.

O templo inaugurado em Juazeiro do Norte mais de um século depois tem pouco a ver com aquele com o qual o padre sonhou. Entenda o porquê:

g1 questionou a administração da Igreja do Bom Jesus do Horto se há um prazo para as obras ficarem prontas em definitivo, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

As novas dificuldades, para alguns, alimentaram a lenda da impossibilidade de concluir uma igreja no Horto, o 'Monte das Oliveiras' do sertão. Mas afinal, com a conclusão da nova igreja, o mundo vai acabar? Fátima Pinho acredita que não.

“Para o romeiro, aquela não é a igreja do sonho do padre Cícero", explica. Com todas diferenças, a Igreja do Bom Jesus do Horto não é a igreja impossível pensada pelo ‘padim’. Isto é, não é a igreja do fim do mundo.

Fonte:g1.globo.com/ce/ceara


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Chamada Portal de noticias: Sua revista eletrônica no rádio, jornal online e no Yutube.

Chamada Portal de noticias: Sua revista eletrônica no rádio, jornal online e no Yutube.

top2
2. Alcançando Tudo o Que Deseja -

Audiolivro

top3
3. Chagas costa Entrevista o Apresentador do Club Do Brega na Tv Diário.

Apresentador Silvino Neves Conta um pouco da sua Historia no Radio.

top4
4. Jornalista Chagas Costa Lembra Trajétoria do dep Diassis Diniz

Sonora: Deputado estadual Diassis Diniz

top5
5. Chagas Costa entrevista Cristiane Sales Leitão, primeira dama da Alece.

Cristiane Sales Leitão, primeira dama e líder do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, enfatizou a emoção de ter feito parte da 12ª turma do curso de Fonoaudiologia da Unifor.

Anunciantes